.
Sobre
O Enfoque da TOCRIA

Tem vindo a observar-se um crescente reconhecimento da atratividade turística das cidades ou regiões que apostam na criatividade e inovação. A influência das indústrias criativas no desenvolvimento regional e local tem sido amplamente analisada em organizações nacionais e internacionais. A indústria criativa abarca um conjunto de atividades relacionadas com a criatividade como elemento central, onde se inclui o setor cultural e o turismo. Considerando que as tradições culturais são parte integrante da economia criativa, é possível conceber o turismo como uma atividade criativa, seja pelas experiências geradas pelos agentes envolvidos, ao produzir valor simbólico; seja pela originalidade, criatividade e processo de inovação contínua em determinados setores turísticos como, por exemplo, o turismo cultural. Os destinos turísticos sentem cada vez mais necessidade de se diferenciarem entre si, de forma a tornaram-se mais competitivos, atrativos e sustentáveis. 

A criação de produtos e experiências turísticas que surgem da combinação de recursos culturais, criativos e turísticos constitui uma das estratégias de desenvolvimento fundamentais para alcançar esses objetivos. Neste contexto, a TOCRIA visa reunir e partilhar conhecimento que permita responder a diversas questões relacionadas com as sinergias que podem ser exploradas entre a Indústria do Turismo e a Indústria Criativa, tentando responder a várias questões, como por exemplo:
Como é que estas duas indústrias podem cooperar para serem mais competitivas?
Como é que o setor do turismo acrescenta valor com base nos produtos criativos?
Que oportunidades e desafios se podem identificar para desenvolver estas indústrias? Como é que a academia pode ajudar a inovar, criar e transferir conhecimento para o desenvolvimento do turismo criativo?
​​​​​​​Com este propósito, os autores devem enviar um resumo de acordo com os seguintes temas:

Empreendedorismo e gestão de projetos
Inovação, modelos de negócios e finanças
Media digital e social, produção de conteúdos
Educação, training e pesquisa de metodologias
Património material e imaterial, identidade e cultura
Destinos criativos e produtos turísticos digitais
Marketing, publicidade e comunicação digital
Políticas públicas, regionais e locais de desenvolvimento
Marketing e comunicação de vinhos e gastronomia
Sessões Ibero-Americanas: Língua Portuguesa e Espanhola
Submissão

O abstract deverá conter no mínimo uma página (1) e no máximo três (3), caso contrário será desconsiderado.
Envie a sua submissão para tocria2018@gmail.com

Onde?

A Segunda edição da conferência TOCRIA irá realizar-se em Lisboa, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova Lisboa.

 Veja como chegar
Receba novidades e informações acerca do call for papers da TOCRIA, notícias do evento e artigos das edições anteriores!
By clicking submit, you agree to our terms and conditions.
DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Para além das atividades de disseminação através dos sites e redes sociais com os conteúdos e gravação da conferência, estão previstas várias oportunidades de publicar os trabalhos, nomeadamente a publicação em livro e os melhores papers serão selecionados para uma edição especial de uma revista científica a ser definida. Os trabalhos – resumos – também serão divulgados no site da conferência e no site dos parceiros.
PARCEIROS


O programa da conferência estará brevemente disponível no website do CEPESE - www.cepese.pt. Pode também contactar-nos através do e-mail tocria2018@gmail.com.
[bot_catcher]